Seguidores

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

“Melhor Idade”, Fica Pra Traz...


Em “certas cabeças”, mesmo na “melhor idade”, a maturidade não os alcança (delírio confortável de se imaginar Peter Pan). Da mesma forma a velhice até pode ser reconhecida, mas a sensação, lá no âmago, de eterna juventude não aceita essa transição. Enfim, difícil até transar e desenvolver essa ideia.

Acesso em 05 setembro

Um comentário:

  1. Eu compartilho com voce um texto muito interessante:


    A Moralidade dos Homens ExaustosParte do conservantismo da idade madura decorre da inteligência, que afinal percebe a complexidade das instituições e as imperfeições do desejo; e parte vem do enfraquecimento das energias, o que explica a imaculada moralidade dos homens exaustos. A princípio com incredulidade, depois com desepero, vamos percebendo que o nosso reservatório de energia já não se enche com a facilidade antiga; ou, como disse Schopenhauer, começamos a consumir o capital em vez da renda do capital. Essa descoberta anuvia por alguns anos o homem maduro e indu-lo a deblaterar contra a brevidade da vida e a impossibilidade de realização de grandes obras. Está ele já no alto da colina, de onde vê, lá no fundo, o fim inevitável - a morte. Até aquele momento não admitia a morte, só pensando nela como um tema académico, de desinteresse para os cofres. Subitamente tudo muda e começa a vê-la de perto, e por mais que se esforce para não descer a colina, há que descê-la. Os seus olhos voltam-se para o passado, para os dias em que tudo era ascensão descuidosa; e compraz-se na companhia dos moços e crianças porque deles haure, passageira e incompletamente embora, um pouco do divino esquecimento da morte.
    E por essas razões os anos maduros só encontram felicidade no trabalho e nos filhos. As esperanças loucas da juventude degeneram no paciente e calmo trabalho do homem que, como Sancho Pança, prefere uma ilhota no mediterrâneo a todo um continente na Utopia.

    Will Durant, in "Filosofia da Vida"


    Beijo

    ResponderExcluir

Muitíssimo obrigado pela sua visita.